Connect with us

Economia

Banco BAI vende participação na Griner por 10 mil milhões de kwanzas

Published

on

O Banco Angolano de Investimentos (BAI) vai, em breve, colocar a venda a sua participação de 72,6% na empresa Griner Engenharia S.A., no valor de 10 mil milhões de kwanzas, bem como a sua participação, também maioritária, de 51% na Novinvest.

No total, o Banco BAI detém 82,6% de acções da empresa Griner Engenharia S.A. e pretende alienar os 72,6% para ficar com apenas 10% numa venda directa, aos quadros de gestão da sociedade Griner Engenharia S.A., revela o comunicado de imprensa enviado ao Correio da Kianda.

Aquela instituição financeira vai alienar, igualmente, os de 51% de acções que detêm na Novinvest S.A, cujas restantes 49% de participação soa detidas pela Griner Engenharia S.A. entretanto, o valor da venda destas acções não foi revelado.

As duas operações de alienação, de acordo com o Banco, “inserem-se na estratégia de separação das actividades financeiras e não financeiras do Grupo BAI, permitindo, simultaneamente, a criação e desenvolvimento de grupos não financeiros angolanos que contribuam para o crescimento do país”.

A Griner Engenharia S.A. é uma sociedade angolana de engenharia e construção de edifícios e infraestruturas, com actividade em quatro países africanos, onde o Grupo BAI detinha uma participação de 82,6% e passará a deter 10% da sociedade.

Já a Novinvest S.A. é uma sociedade participada em 49% pela Griner Engenharia S.A. e em 51% pelo Grupo BAI, para o desenvolvimento e gestão de participações, e de actividades complementares da cadeia de valor da construção como a indústria de materiais de construção, concessões, serviços especializados e imobiliário.

Colunistas