Connect with us

Sociedade

Baleia com morte misteriosa dá à costa no mar do Lobito

Published

on

Somam e seguem o número de baleias com mortes misteriosas em Benguela. Só este ano, fazem no total cinco, o número de mamíferos que apareceram mortos nas praias daquela província.

Na última segunda-feira, 14, mais uma baleia morta apareceu na praia do Lobito, sem detalhes sobre as circunstâncias da morte do animal, que apenas apresentava sinais de decomposição por parte do corpo.

O animal foi encontrado na conhecida zona do mar-alto, por trás das oficinas do Caminho-de-Ferro de Benguela, por moradores daquela circunscrição.

Os aparecimentos constantes de baleias mortas nas praias de Benguela têm estado a preocupar as autoridades daquela província. No entender do soba António Junior, da zona da Canata, no Lobito, urge a necessidade das autoridades intensificarem medidas de investigação científica, de forma a apurar as verdadeiras causas que têm estado por trás dos constantes aparecimentos de baleias mortas em terras de Ombaka.

Segundo o soba, não se pode descartar a possibilidade de alguns pescadores estarem por trás destes insólitos, com fim de aproveitarem o suposto óleo, pelo qual tem sido muito procurado para o uso, no tratamento de algumas doenças.

“Deixo um apelo as nossas autoridades, no sentido de se reforçar cada vez mais a segurança dos nossos mares porque há barcos que andam por ali, que devem estar a atingir as nossas baleias que estamos a ver aqui na costa, já mortas. De certeza que não é um qualquer popular que sai da sua casa para o mar, para depois atingir uma baleia”, apelou, o soba grande da Canata, António Junior.

Por: Dumbo António