Connect with us

Mundo

Baixa popularidade e disputas dentro do partido levam PM do Canadá renunciar ao cargo

Published

on

Após quase uma década no poder, o Primeiro-Ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou esta segunda-feira, 06, que vai renunciar ao cargo.

Em causa, está o facto da popularidade de Justin Trudeau ter atingido os níveis mais baixos nos últimos meses, “além de os membros de seu próprio partido se voltarem contra ele, com renúncias de ministros e críticas abertas a sua capacidade de governar”, destaca hoje a imprensa internacional.

O anúncio, que surge após semanas de especulação, foi feito juntamente com o informe de suspensão do Parlamento canadense, até 24 de Março, “para que seu partido Liberal tenha tempo para escolher um novo líder”.

“Pretendo renunciar como líder do partido e como primeiro-ministro após a seleção de um novo líder pelo partido,” anunciou.

O mandato de Justin Trudeau como Primeiro-Ministro começou em Outubro de 2015, “quando o ainda novato na política liderou o partido Liberal a uma vitória sobre os conservadores”.

O filho do ex-Primeiro-Ministro Pierre Trudeau, viu “a sua popularidade derreter com aumento da inflação nos últimos meses. Além disso, os esforços de seu governo para impulsionar a economia canadense incentivando a imigração também enfrentou uma reação negativa dentro do país”.

O novo governante do Canadá tem ainda mas um desafio: o anúncio feito por Donald Trump de que vai impor tarifas sobre todas as importações canadenses em seu primeiro dia no cargo.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD