Economia
BAI dispõe de pagamentos via telefone
Os clientes do Banco Angolano de Investimentos (BAI) podem, doravante, efectuar pagamentos e transferências monetárias a partir de telemóveis, em virtude da disponibilização de um sistema electrónico móvel, denominado e-kwanza, anunciou a instituição em comunicado.
Não é o primeiro banco do mercado nacional a disponibilizar este serviço aos seus clientes, mas a instituição acredita que é uma mais valia para cidadãos que confiam em si a sua poupança.
O sistema permite aos clientes particulares transferirem dinheiro para qualquer ponto do país, bem como fazerem pagamentos em lojas, no comércio ambulante, no táxi, entre outros utentes previamente registados no sistema, com facilidade, rapidez e segurança.
“Este serviço dá resposta à estratégia do sistema de pagamentos móveis no país, aprovada pelo Executivo, em reunião de Conselho de Ministros a 22 de Fevereiro de 2017 e foi lançado oficialmente no dia 28, por ocasião do acto central do Carnaval de Luanda”, refere o comunicado.
Para o efeito, indica o documento, os clientes devem registar-se, sem qualquer custo, num agente e-kwanza e activar o seu utilizador através de serviços de voz (chamadas para os números 923 169 385 e 222 693 875) e envio de mensagens para o destinatário 4224.
O comunicado do BAI esclarece que, uma vez registado e activado com sucesso, todas as transacções subsequentes passam a ser confirmadas de forma segura pela inserção de um PIN, do conhecimento apenas do cliente em questão.