Connect with us

Economia

BAI anuncia dissolução do BMF

Published

on

O Banco Angolano de Investimentos (BAI) deu início, oficialmente, a fase de liquidação do BAI Microfinanças (BMF), em função da dissolução voluntária desta instituição, anunciou hoje, em Luanda, o representante da Comissão Liquidatária, Zembo Macedo.

Falando em conferência de imprensa, fez saber que o BMF começou com a fase de liquidação, procedendo às publicações exigidas e cumprindo todos os procedimentos legalmente previstos.

De acordo com o responsável, o BMF conta actualmente com 21 agências em todo país, 198 colaboradores e uma carteira de crédito avaliada em mais 400 milhões de kwanzas.

Zembo Macedo disse que não obstante o contexto extremamente desafiante, o BMF reconhece que os resultados alcançados traduzem o esforço e dedicação de cada um dos seus colaboradores.

“ (…) A comissão liquidatária enviará cartas a cada um dos seus colaboradores, propondo uma compensação que será substancialmente superior ao valor que seria legalmente devido, permitindo que o funcionário possa ficar até dois anos em casa”, frisou.

Reforçou que os créditos aos trabalhadores foram perdoadas e os seguros de saúde ficam até Junho de 2023, sem interferência.

O BAI diz que foi apresentado o pedido de registo da deliberação de dissolução, junto do Banco Nacional de Angola (BNA), tendo este confirmado o registo a 8 de Setembro de 2022.

No ano passado, a instituição bancária tinha começado negociações com o banqueiro e empresário António Mosquito para vender 100% do capital social que detinha no BAI Micro Finanças, um banco especializado em microcrédito, criado em 2004.

No dia 05 de Agosto 2021, as duas partes tinham assinado um acordo de transmissão da referida participação social, mas o BNA não aprovou o negócio.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas