Mundo
Avó australiana condenada a pena de morte na Malásia por tráfico de droga
Uma mulher australiana de 54 anos de idade foi condenada à morte por tráfico de droga, diz o Guardian. Maria Elvira Pinto Exposto foi apanhada no aeroporto de Kuala Lumpur, na Malásia, em 2014, com mais de um quilo de metanfetaminas que levava escondidas no forro de uma mochila.
A avó, e mãe de quatro filhos, tinha sido absolvida do crime em dezembro de 2017, tendo afirmado que a mochila preta lhe tinha sida dada em Xangai, onde se tinha ido encontrar com o namorado, que tinha conhecido na internet.
Na altura, a defesa alegou que Exposto não tinha conhecimento do conteúdo da mala e que tinha sido usada como ‘mula’ pelo homem, que conquistou a sua confiança, à distância, ao longo de dois anos.
No entanto, este ano, os procuradores malaios interpuseram um recurso, tendo conseguido reverter a decisão. Exposto foi acusada de tráfico de droga, uma acusação cuja pena mandatória é morte por enforcamento.
“Ela devia ter desconfiado”, justificou a acusação. “Existiram muitas oportunidades para a Maria ter escrutinado a mochila, que lhe foi dada por alguém que conhecera horas antes”, acrescentou a decisão.
Recorde-se que a Malásia continua a aplicar a pena de morte para crimes como homicídio, traição ou tráfico de droga. Quem for apanhado com mais de 50 gramas de droga proibida é condenado à pena capital.