Connect with us

Mundo

Avião com quase 200 passageiros despenha na Coreia do Sul

Published

on

Um avião da companhia sul coreana Jeju Air, despenhou-se nas primeiras horas da manhã deste domingo, 29, com 181 pessoas a bordo. Apenas Duas pessoas foram resgatadas com vida e levadas a um hospital.

A noticia é veiculada pelo jornal norte-americano Washington Post, que sublinha que minutos antes do acidente, a torre de controle do Aeroporto Internacional de Muan,  havia alertado o avião da Jeju Air sobre uma possível colisão com pássaros ao aproximar-se do aeroporto.  “O avião,  caiu durante o pouso em um aeroporto perto do extremo sul da Coreia do Sul na manhã de domingo, disseram autoridades de bombeiros, no que parece ser o acidente de aviação mais mortal do país em décadas.

Pelo menos 124 pessoas foram confirmadas pela Agência Nacional de Incêndios como mortas, até ao momento em que a notícia se espalhou pelo mundo.

Trata-se de um avião Boeing 737-800 da companhia Jeju Air Flight 2216, que caiu ao aproximar-se ao Aeroporto Internacional de Muan vindo de Bangkok, quando saiu da pista.

O avião tentava fazer um pouso de emergência depois de se verificar uma falha nos trens de pouso. Em um vídeo de vigilância do aeroporto,  é possível ver o avião em velocidade na pista, com uma fumaça escura, e a embater contra uma vedação, seguindo-se uma explosão incendiária.

O embate atingiu uma barreira de concreto, destruiu a parede externa da aeronave, tendo se explodido em chamas.

O jornal Washington Post revela que o piloto havia emitido um alerta de socorro cerca de dois minutos antes do acidente. Pelo menos 175 passageiros e seis tripulantes estavam a bordo, e os dois sobreviventes do acidente eram tripulantes de voo.

Os passageiros incluíam 173 coreanos e dois Tailandeses. Uma fonte do Ministério dos Transportes daquele país asiático adiantou,  que até ao momento as autoridades não avançaram a possível causa do acidente, estando neste momento a serem examinadas as comunicações da aeronave.

Entretanto, a mesma fonte, que falava em uma entrevista colectiva, revelou que a torre de controle do aeroporto havia alertado o avião sobre uma potencial colisão com pássaros minutos antes do acidente.

As autoridades rejeitaram a especulação de que o incidente poderia ter sido causado pelo comprimento da pista de 2.800 metros do aeroporto (cerca de 9.200 pés).

Os corpos das vítimas,  foram transferidos para um necrotério temporário,  perto do aeroporto. O aeroporto, ao longo da costa oeste do país, na província de Jeolla do Sul, fica a cerca de três horas de carro a oeste da principal cidade portuária de Busan.

O acidente desencadeou uma resposta de emergência total, que incluiu o envio de tropas de forças especiais para procurar restos mortais, bem como centenas de socorristas.

As autoridades extinguiram o incêndio em 43 minutos. Poucas horas depois do acidente,  o presidente em exercício do país, Choi Sang-mok, chegou ao local do acidente, participou de uma reunião de emergência e garantiu apoios aos trabalhos.

A Jeju Air,  é uma das maiores companhias aéreas de baixo custo da Coreia do Sul,  e foi fundada em 2005 como uma joint venture, entre uma grande empresa e o governo provincial da Ilha de Jeju, na Coreia do Sul, famosa por suas frutas cítricas e rotas de caminhada panorâmicas.

A Coreia do Sul enfrentou pela última vez um desastre aéreo em larga escala em 1997 , quando um voo da Korean Air de Seul,  colidiu com um pico montanhoso na ilha de Guam, território dos EUA, matando 228 das 254 pessoas a bordo.

Anos antes, em 1993, 68 dos 116 passageiros a bordo de um voo da Asiana Airlines de Seul para a cidade de Mokpo também morreram.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD