Connect with us

Acidente

Avião com 67 pessoas a bordo cai no Cazaquistão

Published

on

Um avião da Azerbaijan Airlines,  com 67 pessoas a bordo, despenhou-se no oeste do Cazaquistão, na manhã desta quarta-feira, 25 de Dezembro.

O avião, um Embraer 190, viajava entre Baku, capital do Azerbaijão, e Grozny, capital da república russa caucasiana da Chechénia, segundo a Azerbaijan Airlines.

O governo do Cazaquistão, citado pela agência de notícias russa Tass, afirma que pelo menos 25 pessoas terão sobrevivido.

O Ministério das Situações de Emergência do Cazaquistão, afirmou que as equipas de socorro encontraram o avião em chamas quando chegaram ao local.

“As unidades de salvamento começaram a apagar o fogo. As informações sobre as vítimas estão a ser esclarecidas e, de acordo com as informações preliminares, há sobreviventes”, avançou, inicialmente, o ministério, citado pela CNN Internacional.

Quando o avião se despenhou perto do aeroporto de Aktau, no Mar Cáspio, foram partilhados nas redes sociais numerosos vídeos do acidente, mostrando uma densa nuvem de fumo negro sobre o local da queda.

O aparelho caiu perto da cidade portuária de Aktau, adiantou o Ministério para Situações de Emergência do Cazaquistão.

Dos 67 ocupantes do aparelho, 28 sobreviveram: 26 foram hospitalizadas e dez estão em estado grave.

Após a queda, “o avião incendiou-se”, disse o Ministério das Situações de Emergência do Cazaquistão, especificando que tinha enviado 150 socorristas para o local.

Segundo a Azerbaijan Airlines, 62 passageiros e cinco tripulantes seguiam a bordo do avião, que “fez uma aterragem de emergência” a cerca de três quilómetros de Aktau.

“De acordo com as informações iniciais, estavam 37 cidadãos azeris, seis cidadãos cazaques, três cidadãos quirguizes e 16 cidadãos russos” a bordo do avião, disse o Ministério dos Transportes do Cazaquistão.

O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, que chegou à Rússia na quarta-feira para participar numa cimeira informal de líderes da Comunidade de Estados Independentes (CEI) perto de São Petersburgo com Vladimir Putin, decidiu interromper a sua visita e regressar com urgência ao Azerbaijão.

Ainda não foi identificada a causa deste acidente. A Azerbaijan Airlines alegou inicialmente que o avião tinha atingido um bando de pássaros, tendo retirado posteriormente essa informação.

De acordo com o serviço Flightradar 24, que rastreia os movimentos das aeronaves em tempo real, o avião atravessou o Mar Cáspio, desviando-se da sua rota normal, antes de circular sobre a zona onde caiu.
Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD