TRANSPORTES
Aviação civil de Angola e Cabo Verde rubricam Memorando de Entendimento
Uma equipa de técnicos séniores da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) está desde ontem, 13 de Março, em visita de familiarização à Agência de Aviação Civil (AAC) da República de Cabo Verde, ao abrigo do Memorando de Cooperação Técnica firmado entre as duas entidades.
A delegação da ANAC, chefiada pelo administrador para a Área de Segurança e Navegação Aérea, Emanuel Candengue, encontra-se na cidade da Praia, em Cabo Verde, para familiarizar-se com os processos inerentes às áreas de segurança e navegação aérea praticados pela sua congénere.
A visita fundamenta-se no objectivo da ANAC de elevar o seu nível de cumprimento das normas e práticas recomendadas, bem como de melhorar o seu nível de implementação efectiva nas referidas áreas.
A delegação angolana manterá encontros com diferentes entidades do sector da aviação civil Cabo-verdiana como são os casos da Empresa de Aeroportos e Segurança Aérea (ASA) e a Comissão Nacional de Coordenação de Busca e Salvamento (CNCSAR).
Na Ilha do Sal, os integrantes da delegação da ANAC, nomeadamente o assessor do administrador para Segurança, Evanilson Bessa; o representante da Direção de Navegação Aérea e Biblioteca Técnica, Bernardino Carlos e o representante da Direção de Segurança e Facilitação, Tito Castro; vão constatar “in loco” o sistema do Centro de Controlo Oceânico (FIR), tutelado pela ASA, no aeroporto Internacional Amílcar Cabral.
Na Cidade da Praia, a delegação angolana manterá encontros de trabalho nas Áreas de Navegação Aérea e de Segurança e Facilitação.
Desde a revisão do Memorando de Cooperação Técnica em 2022, a ANAC trabalha em estreita parceria com a AAC tendo em consideração o envio de experts Cabo-verdianos no âmbito do processo de avaliação preliminar da conformidade do sistema de supervisão de segurança da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO).
De realçar, que para efeitos desta visita de intercâmbio, a congênere cabo-verdiana, reuniu condições para que a equipa da ANAC interaja com todas áreas da referida instituição no intuito de promover a troca de experiências.