Ciência & Tecnologia
Avanço tecnológico: Angola e Rússia assinam acordo de fortalecimento
Um acordo para o fortalecimento dos programas conjuntos de apoio ao desenvolvimento de projectos digitais e de infra-estrutura tecnológica, com o intuito de acelerar o avanço tecnológico e a modernização digital nos dois países, foi neste sábado, 09, assinado entre Angola e a Rússia, em Sochi, cidade russa, onde decorre a Cimeira Rússia-África, que teve início neste sábado, e termina hoje, domingo, 10.
O acordo foi assinado pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira , e o ministro russo das Relações Exteriores , Serguei Lavrov, à margem da I Conferência Ministerial do Fórum de Parceira Rússia -África.
Trata-se de um acordo, que visa, igualmente, impulsionar a cooperação nas Telecomunicações e Tecnologias de Informação, áreas que ganham cada vez mais relevância para o desenvolvimento económico e social dos dois países. Entre os objectivos principais estão o fortalecimento dos programas conjuntos e o apoio ao desenvolvimento de projectos digitais e de infra-estrutura tecnológica, com o intuito de acelerar o avanço tecnológico e a modernização digital, tanto em Angola quanto na Rússia.
O ministro Mário Oliveira detalhou na ocasião, os projectos em andamento do Executivo angolano no âmbito da digitalização pública e da transformação digital da sociedade, durante uma sessão temática sobre governança electrónica, no Centro de Estudos Africanos, em Sochi.
Essa sessão foi parte das actividades da Primeira Conferência Ministerial do Fórum de Parceria Rússia-África, onde Angola e Rússia debateram amplamente a cooperação em tecnologias de comunicação e em outros domínios prioritários.
Assinatura contou com a presença do ministro das Relações Exteriores, Téte António, do ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”; e do secretário de Estado para a Indústria Militar, General Afonso Carlos Neto.
Continue Reading