Sociedade
Avanço da formação técnico-profissional em Angola discutido em congresso
A formação profissional e o desenvolvimento de Angola nos últimos 45 anos será tema do primeiro congresso nacional de formadores nos dias 4 e 6 de Novembro próximo, via online, através do aplicativo Zoom, com início às 09h15.
Para o primeiro dia, estão previstas duas conferências. No período da manhã, serão abordados a evolução da formação técnico-profissional em Angola, e a gestão técnica da formação, ao passo que no período da tarde, o programa reserva um painel único dedicado ao intercâmbio no seio da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), com vista a partilha de experiências entre Angola, Brasil, Portugal e Moçambique.
Segundo uma nota da assessoria do evento, enviado ao Correio da Kianda, no dia 6 a discussão será a volta do Sistema Nacional de Qualificações e a gestão da Carreira dos Formador, bem como sobre o Formador e a Protecção Social Obrigatória.
Já o tema “Formação técnico-profissional e o desenvolvimento de Angola, 45 anos de Independência Nacional” terá um formato diferente, e será abordado em mesa redonda, a serem abordados por formadores nacionais e estrangeiros.
A iniciativa é da VILG – Instituto Profissional e do Centro de Formação Profissional ESCF, em parceria com outras instituições nacionais e internacionais, entre as quais Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) e do Sindicato Nacional de Formadores Angolanos (SINFORMA).