Mundo
Avança contagem de votos da “eleição mais tensa” da história do Brasil
Num clima de ameaças políticas, os cidadãos brasileiros foram às urnas, hoje, 30, para escolher entre a reeleição do presidente Jair Bolsonaro ou o regresso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta que está a ser considerada como “a eleição mais tensa da história do Brasil”, após a redemocratização.
Durante a campanha eleitoral, a imprensa brasileira noticiou várias mortes causadas por divergências políticas. Uma pesquisa feita pelo Datafolha, divulgada antes do primeiro turno das eleições brasileiras, mostrou que sete em cada 10 brasileiros diziam ter medo de ser agredidos por causa das suas escolhas políticas.
De ressaltar que no primeiro turno, Lula recebeu 48,4% dos votos, contra 43,2% do seu adversário. O receio dos brasileiros e diversos países, como os EUA, é que os eleitores de Jair Bolsonaro iniciem uma onda de violência, caso Lula da Silva vença as eleições.
Até a publicação desta matéria, Lula da Silva liderava a contagem dos votos com 50,13%, enquanto que o candidato a reeleição, Jair Bolsonaro, estava com 49,87% dos votos válidos, isso com 73,45% das secções totalizadas, naquele que está a ser considerado como “um duelo de titãs”.
Lula vence em Angola
Segundo informações divulgadas pela Embaixada do Brasil em Angola, Lula conquistou 54% dos votos dos brasileiros residentes no país, na segunda volta das eleições brasileiras. Forma registados ainda cinco votos nulos e dois brancos.
Pingback: Lula é eleito presidente do Brasil com 50,9% dos votos - Correio da Kianda - Notícias de Angola