Sociedade
Autoridades no Bié registam mais de 150 casos de VIH/Sida no Andulo
Um total de 151 casos de VIH/Sida foram diagnosticados entre os meses de Janeiro a Setembro do corrente ano, no município do Andulo, província do Bié, anunciou, neste este sábado, 05, o supervisor municipal de vigilância epidemiológica do Programa de Luta Contra a Sida, Marcolino Ngongo.
O responsável explicou, que no mesmo período do ano passado, foram registados 192 casos positivos. Estes números, referiu, foram notificados em 141 mulheres e 10 homens, num universo de 10.565 testes realizados nas quatro comunas que compõem o município, tendo considerado na ocasião, de preocupante, a situação do HIV/Sida no Andulo, sublinhando que a instituição vai continuar a trabalhar no sentido de identificar mais casos positivos de doentes junto das comunidades, com vista à prevenção e combate à enfermidade.
Marcolino Ngongo realçou que os casos tendem a aumentar devido ao não cumprimento das medidas de prevenção por parte da população.
Mas para contrapor esta situação, explicou, as autoridades sanitárias vão trabalhar na prevenção primária e secundária, sobretudo nas áreas de maior concentração populacional e nas comunidades.
A sensibilização das famílias sobre a necessidade de se evitar a estigmatização das pessoas infectadas consta das medidas para mitigar o impacto negativo desta enfermidade.