Sociedade
Autoridades namibianas constatam potencialidades do Porto do Lobito
“Se não tivermos infra-estruturas ferroviárias, rodoviárias e aeroportuárias, o aproveitamento feito nos portos não terá grandes resultados em termos económicos”
A declaração foi feita esta terça-feira, 02, pela directora executiva do Ministério do Trabalho e Transportes da República da Namíbia, que na sua visão, o Porto do Lobito e o da Namíbia devem trabalhar juntos para se complementarem e serem sustentáveis e eficientes na transportação de mercadorias.
Esther Kaapanda, que falava durante a troca de ideias entre a delegação do corredor de Walvis Bay (Namíbia) e as autoridades portuárias do Lobito, disse que as autoridades Namibianas estão manter contactos com as autoridades angolanos no sentido da interligação ferroviária entre os dois países concretamente em Ochicango na fronteira.
Segundo Esther Kapaanda, o encontro serviu para intensificar a cooperação bilateral, onde foram abordadas questões sobre o sector marítimo preocupando-se com o meio ambiente com vista a evitar a poluição do oceano.
A responsável revelou que, Angola e Namíbia têm grandes infra-estruturas no sector dos transportes e defende que é necessário mantê-los actualizadas.
Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração do Porto de Walvis Bay, disse que o porto tem tido dificuldades na recepção de mega navios, com cargas até cinco mil toneladas, o quem obriga a fazerem o transbordo.