África
Autoridades moçambicanas aprovam novo partido de Venâncio Mondlane
O Anamola, partido político moçambicano liderado pelo ex-candidato presidencial, Venâncio Mondlane, finalmente recebeu aprovação do Governo daquele país para realizar as suas actividades de forma legal, marcando assim, um novo capítulo na trajectória política de Moçambique.
De acordo com o jurista Dinis Tivane, assessor político de Mondlane, em entrevista à Lusa, “a aprovação representa um marco importante e sinaliza uma nova fase no cenário político nacional. Venâncio Mondlane deverá pronunciar-se publicamente nos próximos dias para apresentar os próximos passos”.
O Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos de Moçambique aceitou o registo do partido nesta sexta-feira, 15, que antes foi baptizado por Anamalala, que significa “vai acabar” ou “acabou”, expressão usada por Venâncio Mondlane durante a sua candidatura nas eleições gerais moçambicana, de 09 de outubro de 2024, cujos resultados não reconhece, e que se popularizou durante os protestos por si convocados nos meses seguintes.
A alteração da proposta do acrónimo Anamalala para Anamola, significando igualmente Aliança Nacional para um Moçambique Livre e Autónomo, consta do recurso que o antigo candidato presidencial submeteu às autoridades.