Destaque
Autopsia revela “enfarte agudo do miocárdio” como causa da morte do médico sindicalista
Os resultados da autopsia realizados nesta terça-feira, 19/04, em Luanda, ao corpo do vice-secretário geral do SINMEA, aponta “enfarte agudo do miocárdio” como a principal causa da morte, descartando assim qualquer outra razão não natural. O profissional da saude foi encontrado morto na via pública sem qualquer sinal de algo que podesse causar a sua morte.
De acordo com o comunicado, os exames tinham como objectivo de esclarecer a família, a classe médica, amigos, as verdadeiras causas que levaram a óbito do médico pediatra, Francisco Vieira.
“Participaram dos exames quatro médicos legistas, dois médicos da direção do Sindicato Nacional dos Médicos Angolanos e um membro da família do malogrado e como é natural com outros membros da equipa”, lê-se no documento.
O SINMEA explica que depois de toda avaliação macroscópica e explicação detalhada dos seus órgãos, foi descartada toda possível causa externa da morte, e detalha as alterações do miocárdio, pulmões e rins bem como a presença de cianose nas extremidades, o que levou a pensar que a causa da morte seja um “enfarte agudo do miocárdio”.
Os médicos dizem que o Stress, excesso de trabalho, antecedentes hipertensivos, é que está na base da morte de Francisco Vieira, Vice-secretário geral do SINMEA.
Por outro lado garantem que a investigação prossegue, “dizer também que foi enviada peças para a Anatomia patológica continuar a sua investigação de outras possíveis causas”.