Politica
Autarquias: CEAST exorta pressão aos deputados para fecho do pacote legislativo
A Conferência Episcopal de Angola e São Tomé exortou esta quarta-feira, 12, através do seu secretário geral, Dom Maurício Camuto, a sociedade a pressionar os deputados a Assembleia Nacional para a conclusão da aprovação do processo legislativo autárquico.
Dom Mauricio Camuto falava à imprensa, à margem da Conferência sobre a sétima edição da Semana Social da Mosaico, a realizar-se na próxima semana, em Luanda.
Para Dom Maurício Camuto, o governo tem apresentado argumentos de que, é preciso primeiro terminar o pacote de lei que regula às autarquias locais, para a sua convocação e realização, e que, certos municípios não têm condições para a realização do poder locais. “Esse tipo de discurso já não colhe, é necessário que, toda sociedade deve fazer pressão aos deputados para terminar com a aprovação da lei das autarquias”.
Secretário geral da CEAST defende que é necessária a participação de todos os segmentos e de cada cidadão no processo político do país, como forma de contribuir para o processo de desenvolvimento da sua comunidade, por meio do processo politico autárquicos.
Desta forma, acrescenta o prelado católico, seria também facilitada a participação cívica dos cidadãos nas suas localidades.
“É preciso que não haja um pequeno grupo que pensa que só eles é que sabem tudo e têm todas solução. É necessário que haja mais abertura no processo autárquico”, aconselhou.
O também bispo da Diocese de Caxito considerou, por outro lado, normal que várias sensibilidades, como políticos, sociedade civil e cidadãos, falem sobre a questão das autarquias, por entender que aquando da sua eleição ao cargo de mais alto mandatário da Nação, em 2017, João Lourenço havia dado uma esperança em realização das autarquias. Entretanto, passados mais de seis anos, ainda não se concretizaram.