Connect with us

Politica

“Autarquia é a principal alavanca para resolução dos problemas sociais de Luanda”, diz líder juvenil do PRS

Published

on

O secretário Nacional Permanente da Juventude do Partido de Renovação Social (PRS), Gaspar dos Santos Fernandes, disse ao Correio da Kianda, que a “institucionalização das eleições autárquicas em Angola é a principal alavanca para a resolução dos principais problemas sociais”. O líder juvenil da segunda maior força política na oposição, fez esta declaração depois da aprovação de mais de 12 bilhões de kwanzas (cerca de 23,6 mil milhões de dólares) para execução de 2.786 projectos no período de 2023/2027.

“Em Angola, com particularidade Luanda, precisa-se com urgência da realização das eleições autárquicas previstas na Constituição da Republica, para que as actuais administrações tenham poder que visam garantir melhor articulação, coerência estratégica e proximidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos no seu município”, disse.

De acordo com Gaspar Fernandes, a atribuição da gestão nas autarquias vai permitir com que haja desenvolvimento económico e social, “fazer com que se possa dinamizar e potenciar o empresariado local e apoio as empresas, desenvolvimento no ordenamento do território e ambiente, no turismo, nas vias de comunicação, na saúde, na cultura, na educação e na empregabilidade”.

O jovem político do PRS disse que tudo isto só será possível com a institucionalização das autarquias locais, “onde os diversos serviços são desconcentrados e assumindo competências de natureza supramunicipal”.

“Os diversos projectos que constam neste pacote especial para Luanda não terão êxitos caso não sejam implementadas as autarquias”, disse, e acrescenta que “é sim necessário a desconcentração e transferências de competências para as autarquias”.

Gaspar Fernandes afirma que o que se precisa nesta altura no país é “a institucionalização das autarquias locais a fim de aprofundar a democracia e a partilha do poder onde o cidadão participa directamente”, finalizou.

Colunistas