África

Aumento de raptos em Cabo Delgado preocupa UNICEF

Publicado

em

Pelo menos dez pessoas, entre as quais crianças e mulheres, foram raptadas à luz do dia, por alegado grupo de rebeldes, no distrito de Macomia, na província de Cabo Delgado em Moçambique.

“As vítimas estavam no seio familiar, entre mães, filhos e netos, nas proximidades da aldeia, quando foram surpreendidas por este grupo”, disse uma fonte.

O clima criou instabilidade aos residentes, como resposta decidiram deixar a comunidade, abrigando-se na sede distrital, afirmou outra fonte.

Numa nota oficial, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) expressou “grande preocupação” com o elevado número de raptos de crianças por grupos rebeldes em Cabo Delgado, alertando que as vítimas são obrigadas a desempenhar funções de combate a este crime.

“O Unicef está seriamente preocupado com o recente aumento de casos de raptos de crianças por grupos armados não estatais na província de Cabo Delgado”, consta no documento.

Desde Outubro de 2017, a província de Cabo Delgado, enfrenta uma rebelião armada com ataques reclamados por supostos movimentos associados ao grupo extremista Estado Islâmico.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version