Connect with us

Mundo

Aumento de casos de dengue leva Cabo Verde a situação de alerta

Published

on

O aumento de casos de dengue preocupada as autoridades sanitárias de Cabo Verde, que vai decretar situação de alerta de protecção civil durante três meses nas ilhas de Santiago, Fogo e Brava.

O País regista actualmente mais de 2.200 casos de dengue desde Novembro informou hoje o Governo daquele país.

A ministra da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Janine Lélis, disse que face à situação actual e o risco potencial do aumento de casos decorrente das chuvas registadas nos últimos dias, o Governo entendeu ser necessário reforçar o quadro de actuação institucional de prevenção e combate à propagação da doença num contexto de alerta de protecção civil fundado no princípio da precaução.

A  governante avançou que no balanço da reunião realizada esta terça-feira 27, foi decidido “declarar a situação de alerta de proteção civil nas ilhas de Santiago, Fogo e Brava em decorrência do aumento dos casos de dengue no país, com maior incidência nessas ilhas”.

A medida terá uma duração de três meses, podendo ser renovada caso a situação não melhorar.

Segundo a ministra, desde o surgimento do primeiro caso em novembro de 2023, o país vem registando “surtos periódicos de dengue”, tendo sido já notificados mais de 2.200 casos confirmados.

A medida visa ainda a ativação dos planos de emergência e proteção civil nos diferentes níveis territoriais.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *