Ligar-se a nós

Sociedade

Aumentam casos de cólera no país

Publicado

em

Os resultados e a abrangência da campanha de vacinação contra cólera esteve em análise esta quarta-feira, 05, no magazine informativo Capital Central da Rádio Correio da Kianda.

Continuam a aumentar os casos diariamente, numa altura em que as autoridades sanitárias admitem haver exiguidade no stock de vacinas no país, por isso, optaram por implementar nesta fase apenas nos grandes epicentros da epidemia.

O especialista em Saúde Pública Jeremias Agostinho entende a administração da vacina como sendo uma boa estratégia, mas lamentou o facto de serem poucas, tendo em conta o número de pessoas infectadas, que só em Luanda, o epicentro da epidemia, já está alastrada em todos os municípios.

Já a educadora social Francelina Tomás defendeu, por outro lado, uma educação virada para a saúde, informando às comunidades sobre o perigo da doença e a importância da vacina, numa altura em que há relatos de pais a estarem a privar as crianças de as tomar.
A especialista falou também da questão de se ter em conta sobre a eliminação do maior indício do surto, que é a falta de saneamento básico e o défice na distribuição da água.

Por seu turno, o sociólogo Agostinho Paulo apontou a falta de conhecimento sobre a importância da vacina como estando na base de muitos pais privarem os filhos da toma da vacina, daí alerta as autoridades sobre a necessidade urgente de se começar a sensibilizar as comunidades uma vez que os obstáculos para os resultados que se pretende já estão identificados.

E o Presidente do Sindicato dos Médicos Angolanos, Adriano Manuel defendeu que a cólera deve ser tratada localmente, sob pena de se perder vidas humanas ao longo da transferência do paciente.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD