Connect with us

Politica

Augusto Tomás já está na sua residência

Published

on

Após o Tribunal Supremo conceder liberdade condicional ao ex-ministro dos Transportes esta quarta-feira, 28, Augusto Tomás já se encontra na sua residência, em Luanda, desde o início da tarde de hoje, 29.

Augusto Tomás, que foi ministro dos Transportes, entre 2008 e 2017, respondeu em tribunal pelos crimes de peculato, violação das normas de execução do plano de orçamento sob forma continuada, abuso de poder sob forma continuada e participação económica.

A defesa de Augusto Tomás solicitou a liberdade condicional, por o ex-ministro ter cumprido metade da pena que lhe foi imposta, tendo a direcção-geral do Serviço Prisional dando parecer favorável. Encontrava-se detido desde 21 de Setembro de 2018, pelo que atingiu o meio da pena no dia 02 de Abril deste ano.

Condenado pelo Tribunal Supremo em Agosto de 2019 a 14 anos de prisão maior, no âmbito do julgamento do conhecido “caso do Conselho Nacional de Carregadores” (CNC), a pena que foi reduzida pelo plenário do Tribunal Supremo a sete anos e um mês de prisão e termina no dia 10 de Janeiro de 2024, lê-se no acórdão.

Enquanto isso, o ex-ministro terá que “residir nesta cidade de Luanda e efectuar o pagamento total da indemnização a que foi condenado, no mesmo prazo”.

Tribunal Supremo concede liberdade condicional a ex-ministro Augusto Tomás

 

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.