Connect with us

Desporto

Atletismo: São Silvestre de Luanda com 2.500 inscritos

Published

on

Cerca de 2.500 atletas nacionais e estrangeiros estão inscritos para a 67ª edição da tradicional corrida pedestre de fim-de-ano, designada São Silvestre, a disputar-se em várias artérias de Luanda, capital de Angola.

A informação foi avançada pelo presidente da Federação Angolana de Atletismo, Bernardo João, que disse que as inscrições encerram hoje.

De acordo com o responsável, dos participantes estrangeiros, confirmaram presença os da Gâmbia, do Quénia, da Etiópia, da África do Sul, de Moçambique, do Botswana, da Namíbia, de Eswatine, das Ilhas Maurícias e do Malawi.

Disse que se aguarda pela comunicação dos concorrentes de Portugal, Macau, Brasil e Espanha.

A edição passada foi ganha, em masculinos, por Raphael Olekei (Quénia), enquanto em feminino a vitória coube à angolana Ernestina Paulino, prova que contou com 10 mil atletas.

A corrida da São Silvestre de Luanda disputa-se no dia 31 de Dezembro, desde 1954, e foi interrompida apenas em duas ocasiões, em 1961 e 1978.

Em 2021, foi excepcionalmente disputado em Março de 2022, devido à pandemia da Covid-19.

Já participaram na prova estrelas do atletismo mundial, como Haile Gebrselassie (edição de 2011), Zersenay Tadese (2013) e Priscah Jeptoo, campeã feminina da Maratona de Londres e de Nova Iorque.

O tiro de largada acontece às 18 horas do dia 31, percorrendo o percurso avenidas Amílcar Cabral, Revolução de Outubro e Ho-Chi-Minh, alamedas Manuel Van-Dúnem, Largo do Kinaxixi, ruas da Missão, Cirilo da Conceição, Avenida 4 de Fevereiro, Largo do Baleizão, Rua Francisco das Necessidades, terminando no Estádio dos Coqueiros.

Por Angop