Connect with us

Sociedade

Até segunda-feira todas províncias terão em posse o material do Censo 2024 – INE

Published

on

O Director Geral do Instituto Nacional de Estatística, José Calengi, disse que neste momento está a decorrer o processo de distribuição do material a ser usado pelos recenseadores, com destaque para os tablets, numa altura em que está a decorrer a formação de mais de 70 mil agentes em todas as províncias.

Segundo José Calengi, o processo censitário começa às 00horas do dia 19 de Setembro de 2024.

“Importa ressaltar que a recolha será feita em todas as habitações no país. Apelamos os cidadãos nacionais e estrangeiros a receber os recenseadores em suas casas”, disse.

As informações a serem prestadas pelos cidadãos são confidenciais pelo que serão usadas apenas para o momento censitário, disse, o director do INE, esta sexta-feira, durante a Conferência de imprensa do primeiro ponto de situação do Censo, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo, em Luanda.

“Continuamos a fazer a distribuir o material censitário, na medida em que até segunda-feira, teremos todo o material nas respectivas províncias”.

O também coordenador da comissão multissetorial sublinhou que no dia 18, que antecede ao início do momento censitário, “nós teremos um workshop de lançamento do momento censitário, depois de terminar todas as etapas do processo, que deverá acontecer a partir das 20 horas”.

“A partir das 00horas, iremos começar a recolha dos dados e nós começaremos exactamente às 00horas porque nós, do ponto de vista de planificação, começaremos com as instituições colectivas e também os sem abrigo”.

José Calengi sublinhou que o período escolhido para facilitar o registo será exactamente às 00 horas do dia 19 de Setembro.

“E também podemos afirmar que para este exercício estão a ser preparados 79.423 agentes recenseadores que estarão a partir das 00 horas a fazer a recolha”, disse