Ligar-se a nós

África

Ataques causam 20 mortos no centro da Nigéria

Publicado

em

Na Nigéria, as autoridades locais e fontes humanitárias, informaram hoje que pelo menos 20 pessoas foram mortas numa série de ataques esta semana no estado de Plateau, no centro do país, numa região regularmente sujeita a surtos de violência.

Dos ataques três distintos ocorreram nesta zona no início da semana e oito pessoas foram mortas na noite desta terça-feira 10, sendo que segue-se a este ataque, um outro que ocorreu nos arredores da cidade de Langai, onde cinco pessoas foram mortas.

Na segunda-feira, 09, atacantes não identificados já tinham tirada a vida a sete pessoas no distrito de Bwe.

Os criadores de gado nómadas muçulmanos da etnia peul estão há muito em conflito com os agricultores sedentários do Planalto, muitos dos quais são cristãos, pelo acesso à terra e aos recursos.

Os ataques nesta região assumem frequentemente uma dimensão religiosa ou étnica.

A apropriação de terras, as tensões políticas e económicas entre os sedentários e aqueles que são considerados estrangeiros, bem como o afluxo de pregadores muçulmanos e cristãos extremistas, acentuaram as divisões nesta região central do país mais populoso de África, particularmente nos estados de Benue e Plateau, nas últimas décadas.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD