Connect with us

Mundo

Ataque aéreo russo “mais massivo” deixa seis mortos e dezenas de feridos na Ucrânia

Published

on

A notícia é avançada pela BBC de Londres, que dá conta de que a Rússia lançou, nesta segunda-feira, um dos maiores ataques aéreos contra a Ucrânia na guerra até agora, tendo causado seis mortos e dezenas de feridos.

A BBC, que cita o chefe da força aérea ucraniana, refere que o ataque, com mísseis e drones disparados contra 15 regiões ucranianas atingiram igualmente infraestrutura de energia eléctrica, causando apagões generalizados.

A população recebeu alertas de ataques aéreos acompanhados de ordens de se abrigar e as estações de comboios foram os locais escolhidos pela população durante o bombardeio.

A enxurrada de ataques com mísseis e drones que ocorreu em simultâneo em todo o país estendeu-se durante a noite de domingo até madrugada desta segunda-feira.

O comandante da força aérea da Ucrânia, Mykola Oleshchuk, disse que a Rússia lançou 127 mísseis e 109 drones de ataque. Destes, a Ucrânia abateu 102 mísseis e 99 drones. O Sr. Oleshchuk chamou o ataque combinado de “o ataque aéreo mais massivo”.

Antes desse ataque, em dezembro do ano passado foram disparados 158 mísseis e drones contra a Ucrânia, a época considerado o maior ataque russo desde o despoletar da guerra a 24 de Fevereiro de 2022.

Dezenas de feridos

Cerca de 15 regiões da Ucrânia foram alvos dos ataques da Rússia, disse anteriormente o primeiro-ministro ucraniano Denys Shmygal, usando armas como drones, mísseis de cruzeiro e mísseis supersônicos.

“Há feridos e mortos”, disse Shmyhal.

Entretanto, o Presidente da Ucrânia, Wlodmir Zelensky pediu aos aliados ocidentais, incluindo Grã-Bretanha, Estados Unidos e França, que mudem suas regras e deixem a Ucrânia usar suas armas para atacar mais profundamente a Rússia.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *