Ligar-se a nós

Mundo

Ataque a comboio da ONU em Darfur faz 5 mortos

Publicado

em

O anuncio foi feito pelas Nações Unidas, que dava conta que cinco pessoas foram mortas e muitas outras ficaram feridas em um ataque a um comboio humanitário na região sudanesa de Darfur.

O ataque ocorreu na noite de segunda-feira, perto da cidade de El Koma, e atingiu um comboio de 15 caminhões, quando tentava chegar a El Fasher, a única cidade de Darfur ainda nas mãos do exército.

O porta-voz do secretário-geral da ONU, Stephane Dujarric, disse: “Este comboio conjunto do PAM e do UNICEF consistia em 15 caminhões e viajou mais de 1800 quilômetros de Port Sudan, eles estavam carregando produtos nutricionais e alimentos, as agências estavam negociando o acesso para completar a viagem para El Fasher quando foi atacado, a rota que o comboio iria seguir havia sido comunicada com antecedência às partes no solo, que haviam sido informadas da localização dos caminhões, vários de nossos caminhões foram queimados no ataque e suprimentos humanitários essenciais foram danificados, é catastrófico que esses suprimentos não tenham chegado aos civis necessitados, foi o primeiro comboio humanitário da ONU que deveria chegar a El Fasher em mais de um ano” .

Embora ninguém tenha sido identificado, as partes em conflito no Sudão estão passando a responsabilidade umas para as outras.

A porta-voz do UNICEF, Eva Hinds, frisou que, “Os caminhões estavam claramente marcados. Qualquer ataque a um comboio humanitário é inaceitável”.

O UNICEF e o Programa Mundial de Alimentos, pediram uma investigação urgente sobre o ataque.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD