Desporto
Associação juvenil quer mais infra-estruturas desportivas para ocupar jovens nos municípios
A Associação Juvenil de Recreação Desporto e Cultura (AJURDEC) pretende apostar no empreendedorismo para contrapor a carência de emprego no seio da juventude angolana. A referida associação debate-se igualmente com a falta de espaços para a realização de actividades desportivas e recreativas para ocupar os jovens.
O presidente da referida associação, Bernardo Catoto, que falava na cerimónia de encerramento da jornada Abril disse que formação e a busca de parcerias pública-privadas para a efectivação do plano que visa ajudar os jovens e o Estado a reduzir o índice de desemprego na juventude.
Bernardo Catoto disse ainda que para a efectivação pretende recorrer à banca comercial, em busca de apoios financeiros, através de créditos.
Segundo fez saber, a AJURDEC o programa de actividades que marcaram o ‘Abril Jovem’ daquela associação, foi preenchido com Conferências e Workshops de sensibilização com temas voltados para a gravidez Precoce, aborto, casamento precoce, entre outros, “que afectam os jovens”.
No capítulo do desporto e recreativas, o presidente da AJURDEC disse que pretendem ver mais infraestruturas a nível dos municípios de Luanda, pois, as que existem são insuficientes para manter os jovens ocupados com actividades recreativas positivas.
Mais de cinco mil jovens participaram das várias actividades desportivas e recreativas organizadas pela associação, que está já está representada em cinco das 18 províncias.
Aconselhou os jovens a continuar a lutar pelos seus sonhos, tendo chamado atenção para não se desviarem do foco das acções positivas.
A Associação Juvenil de Recreação, Desporto e Cultura existe desde 2009, com o propósito de promover a educação patriótica dos jovens através da recreação, do desporto e das actividades culturais.