Connect with us

Economia

Associação Industrial de Angola propõe redução do Imposto Industrial para 20 por cento

Redação

Published

on

O presidente da Associação Industrial de Angola (AIA), José Severino, propôs a redução do Imposto Industrial de 30 para 20 por cento, em benefício das empresas da economia real.

A proposta de redução do Imposto Industrial, segundo José Severino, é justificada pelo facto da sua classe enfrentar constrangimentos diversos, no processo de produção, como o deficiente fornecimento de energia eléctrica, falta de estradas em condições e de competitividade, devido à escassez de mão-de-obra qualificada.

A redução do Imposto Industrial, que o empresário pediu, tem a ver também com a necessidade de capitalização das empresas, a fim de permiti-las aceder a financiamentos.

O líder da AIA apresentou este argumento num encontro de trabalho entre deputados da Comissão de Economia e Finanças da Assembleia Nacional com parceiros sociais, no âmbito da apreciação, discussão e votação da proposta do OGE para 2020.

O industrial sugeriu também aos deputados a pensarem na tributação da pesca artesanal e da agricultura com taxas mínimas, por serem actividades de muito risco.

“ Na pesca artesanal um dos riscos tem a ver com os casos de falta de peixe, quando os pescadores se lançam ao mar e o risco de vida, ao passo que na agricultura pode-se apontar o problema da seca”, detalhou.

Por exemplo, disse, a pesca artesanal pode ser tributada com uma taxa de pelo menos 5%, a fim de contribuir para o OGE, principalmente neste momento de crise que o país atravessa.

Nesta altura, segundo o entrevistado, Angola tem mais de 10 mil embarcações de pesca artesanal

Jornal Mercado

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (75)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (14)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2020 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD