Politica
Associação de Publicidade recomenda anulação da nova logomarca do Governo
A Associação Angolana de Empresas de Publicidade e Marketing (AAEPM), recomendou hoje, segunda-feira (09), uma reflexão sobre a possibilidade do executivo angolano, anular a proposta vencedora da nova logomarca do Governo, “pelo facto de expor uma clara aproximação grafico-visual a outras logomarca de empresas internacionais (que podem ser facilmente identificadas com uma simples pesquisa nos motores de busca da internet)”.
Num comunicado a que o Correio da Kianda teve acesso hoje, a AAEPM demostra estranheza, pelo facto de nao ter sido chamada para integrar o grupo de trabalho, enquanto única associação nacional da área de Comunicação publicitaria.
Informou, por outro lado, que “a falta de consideração e de observação basica dos requisitos de um projecto desta natureza, levou, a que, a entidade responsável, tivesse tratado desta logomarca como uma logomarca comum de qualquer produto ou serviço”.
Por ultimo, a Associação informa que, irá “contactar as entidades responsáveis pela fiscalização dos concursos: Serviço Nacional de Contratação Publica do Ministerio das Finanças, e do Instituto Angolano da Propriedade Industrial, para que se pronunciem sobre o assunto”.
Segundo o Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Frederico Cardoso, a nova logomarca resulta da percepção da vivência de uma nova era, complexa, difícil, mas de mudança que se impõem para se ter uma sociedade mais justa, para o asseguramento do desenvolvimento sustentável.
A imagem foi desenvolvida por uma empresa angolana, vencedor do concurso público lançado pelo governo angolano a 20 de Setembro de 2019, cujos os montantes investidos não foram revelados.
Beethoven Wanga
09/03/2020 em 4:25 pm
subscrevo o pronunciamento da Casa Civil do PR.
NOVA LOGOMARCA INSTITUCIONAL DO GOVERNO
A letra A é património da humanidade. Contudo, duvido das coincidências, acredito nas aproximações e anatematizo os plágios.
Quem fez o trabalho em alguma coisa deve ter-se inspirado.
Nos dias de hoje há, no desenho gráfico, pouca margem para “iluminações geniais” ocorridas de madrugada. Por isso, às vezes a ligeira diferença está na extensão do traço, no grau da curva, ou no lugar do furo.
Não deixemos que o barulho da mediocridade atrapalhe a concentração de quem ainda não abandonou a convicção de que é urgente continuarmos a caminhar para não sermos tragicamente ultrapassados.
Sou designer gráfico, logo me sinto com bagagem suficiente para afirmar que a logomarca do Governo de Angola foi uma ‘sacada’ de mestre.
Quanto ao que se pode dizer sobre semelhança eu sugeria que as pessoas vissem o vídeo “everything ir a remix”, tem disponível no YouTube.
https://www.youtube.com/watch?v=nJPERZDfyWc&t=1466s
Beethoven Wanga