Connect with us

Diversos

Assembleia Nacional suspende responsável por indisciplina

Published

on

 O secretário-geral do Fórum Parlamentar da SADC, Esau Chivia, foi suspenso das funções por razões de indisciplina e incumprimento das decisões de órgãos superior, informou neste sábado, em Luanda, a chefe da Comissão de Relações Exterior da Assembleia Nacional, Josefina Pitra Diakité.

Em declarações à imprensa no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, quando regressava da sessão parlamentar, a deputada precisou que a suspensão visa salvaguardar a reputação do referido fórum da SADC.

Na sequência do afastamento, foi designada uma secretária-geral interina para gerir o fórum neste período.

Segundo a deputada, na reunião discutiu-se a questão da transformação do Fórum Parlamentar da SADC em parlamento, proposta em abordagem há mais de 10 anos.

O Fórum Parlamentar da SADC foi instituído a 8 de Setembro de 1997, na Cimeira dos Chefes de Estados e de Governos da SADC, realizada em Windhoek, Namíbia.

O fórum reúne os parlamentos dos países da África Austral, visando o estabelecimento da cooperação parlamentar entre os representantes dos povos desta região.

O mesmo visa reforçar a capacidade de execução da SADC, através da participação dos parlamentares nas actividades da organização.