Connect with us

Politica

Assembleia Nacional autoriza por unanimidade envio de contingente militar à RDC

Published

on

A Assembleia Nacional autorizou, por unanimidade, esta sexta-feira, 17, o envio à República Democrática do Congo (RDC) de um contingente militar, no âmbito da Força de Manutenção da Paz das Forças Armadas Angolas (FAA).

O Projecto de Resolução sobre o envio de um contingente militar angolano à RDC foi aprovado com 180 votos a favor, nenhuma abstenção e nenhum voto contra.

O Diploma visa assegurar o processo de acantonamento das forças militares do M23, no Leste da República Democrática do Congo.

De um modo geral, o objectivo da missão angolana será o de adoptar o plano geral conjunto para a resolução da crise no Leste da RDC, acelerar a implementação efectiva do roteiro de Luanda, em coordenação com o processo de Nairobi, para a promoção da segurança na região Leste da RDC e a normalização das relações políticas e diplomáticas com a República do Rwanda.

O contingente angolano, que de acordo com as comissões de trabalhos deverá permanecer nesse país durante 12 meses, será integrado por um batalhão das FAA e respectivos componentes, bem como meios financeiros avaliados em 11 mil 266 milhões e 872 mil kwanzas, que deverão ser remanejados no quadro do orçamento do sector de Defesa e Segurança.

Colunistas