Economia
Asfaltagem do troço Caxito-Ndalatando concluída próximo ano
Mais de 45 quilómetros da Estrada Nacional 230/120, que liga Caxito a Ndalatando, na província de Cuanza Norte, que serão reabilitados, ficam concluídos até ao final de 2025, segundo o Ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação.
Carlos Alberto dos Santos adiantou que a verba para a empreitada vai constar no Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2025, de forma a acelerar os trabalhos.
A cargo da Omatapalo-Engenharia e Construção, a obra está orçada em mais de 65,3 milhões de dólares e vai garantir 274 postos de trabalho, dos quais 13 expatriados, sendo que para além do asfalto, a empreitada contempla a colocação de iluminação pública e passeios.
A reabilitação do troço vai melhorar a circulação rodoviária entre as províncias de Luanda, Cuanza-Norte, Malanje, Lunda-Norte e Lunda-Sul. Segundo o empreiteiro, neste momento, a obra está a 19,5 por cento de execução física.
O ministro mostrou-se preocupado com o ligeiro atraso na execução de algumas obras, e indicou que no próximo ano, vão estar concluídos os 92 quilómetros de estrada entre Samba-Caju e Bolongongo, passando pela Banga e Quiculungo, a norte da província.