Ligar-se a nós

Sociedade

“As Universidades devem criar revistas científicas” diz Ministro do Ensino Superior

Publicado

em

A maioria das Instituições de ensino Superior do país não tem revistas científicas, o custo para a produção das mesmas é apontado como uma das principais razões.

Albano Ferreira, Ministro do Ensino Superior, recomenda que as universidades criem as suas próprias revistas científicas como ferramentas essenciais para a divulgação da produção científica nacional, e salienta que as mesmas devem ser produzidas de acordo as normas internacionalmente aceites para que haja garantia no rigor cientifico.

“É uma iniciativa valida só que, nos precisamos de ter pessoas dedicadas a produção editorial destas revistas, e que estas revistas publiquem com regularidade, que maior número de investigadores submeta os seus ativos a estas revistas e que estas revistas sejam integradas por artigos que obedeçam ao padrão internacional de exigência do conhecimento cientifico, ou seja deverão ser avaliadas por académicos, têm que cumprir com pressupostos de ética e de deontologia ligadas a investigação cientifica, tem que existir uma comissão editorial que efetivamente contempla os artigos e que a revista seja visível quer em plataformas nacionais quer em plataformas internacionais” Disse.

De salientar que algumas instituições do país já contam com as suas revistas cientificas, tal como o Instituto Superior Técnico de Angola disse o Presidente do Instituto Joaquim silva.

“Nesse momento vamos na terceira edição da revista, portanto temos a de 2023, 2024, para 2025 estamos a prever entre Setembro e Outubro a saída de duas revistas diferentes, com temas direcionados a área de engenharia, e temas direcionados a Comunicação Social” Avançou.

Já a Universidade Jean Piaget de Angola, esta a trabalhar para voltar a produzir a sua revista que por razões financeiras não é pulicada a cinco anos, segundo afirmou o Reitor da Universidade Samuel Vitorino.

“Ela vai ser retomada, temos uma reunião do senado em que foram aprovadas as normas de publicação da nova revista, será uma revista com uma nova cara, novo corpo editorial, vai entrar em funções para que nos próximos tempos a nossa revista reapareça com o vigor necessário” Frisou.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD