Cultura
Artista angolano Angel IHOSVANNY apresenta exposição “Paisagem queimada”
O artista angolano Angel IHOSVANNY apresenta no dia 28 de Junho de 2018 na Galeria MOV ́ART a sua próxima exposição PAISAGEM QUEIMADA.
Resultado de uma Residência Artística que artista realizou em Luanda durante 30 dias, as obras resultam da atmosfera de uma Luanda actual, focando-se no história da cidade que tem sido queimada com a construção de grandes fantasmas que colocam o verdadeiro “EU” de Luanda à sua margem. Um desenvolvimento precoce e precário que tem queimado os rostos de identidade da cidade, onde a beleza natural das paisagens iconográfica tem sido violentada pelo acompanhamento do modernismo.
Afinal, o que fizeram com a nossa identidade? Questiona o artista.
A exposição será inaugurada na Quinta-feira, dia 28 de Junho 2018, as 18H:30 e ficará em
cartaz até ao dia 1 de Setembro na Galeria MOV ́ART em Luanda.
ANGEL IHOSVANNY BIO
Nascido na província do Moxico em 1975, Ihosvanny é autodidata e Membro dos chamados Movimento dos Nacionalistas (único movimento, não oficial, de artes plásticas em Angola), integra-se na nova geração de artistas angolanos nascidos depois da independência. Ihosvanny começou as suas primeiras experiências artísticas em Cuba, onde viveu alguns anos. Foi também lá que ele fez a primeira exposição. Atualmente divide o seu tempo e trabalho entre Barcelona e Luanda.
O foco do seu trabalho centra-se nas principais questões ligadas ao urbanismo, físicas (infraestruturas, poluição visual e sonora, consumismo) e psicológicas (comunicação, relações interpessoais).
Tem mais de uma dúzia de exposições feitas (individuais e coletivas), em Angola, Uganda, EUA, Brasil, Espanha, Itália, França e Portugal.
Integra varias colecções institucionais e privadas, entre elas: Fundação Sindika Dokolo, Fundação Ellipse ou Fundação PMLJ.