Connect with us

Educação Financeira

Artigo 100 – De zero a 100

Published

on

A 23 de Junho de 2021 saía o primeiro artigo de Educação Financeira da primeira série de cem (100) artigos, com o título: “Saia do sinal vermelho das dívidas”. De lá para cá, foram escritos 99 artigos, de forma semanal, regra que nem sempre foi «religiosamente» cumprida, a maior parte das vezes por razões pessoais: doenças e o excesso de responsabilidades profissionais.

Ao longo destes 100 artigos, investi para a escrita de cada artigo uma média de 2 horas para pesquisar, escrever, reler, revisionar os textos. Foram, garantidamente, ao longo destes 2 anos, mais de 200 horas ou mais de 8 dias a escrever artigos para as pessoas mais importantes, para quem eu escrevo: os meus leitores, seguidores, artigos e temas usados para outros fóruns, como na televisão, rádios e jornais.

Vários artigos foram escritos com base em trabalho de campo, com inquéritos online, inquéritos de rua, em hotel, nas lojas, etc, o que melhorou e muito os trabalhos apresentados aos leitores.

Alguns artigos foram feitos a partir de textos de outrem, não se tratando, na minha modesta opinião, plágios, mas por que os assuntos são muito delimitados, pelo que a opinião de quem a emite, não é o mais importante. O fundamental é quem lê, possa decidir, como tem sido o meu lema: “Você lê, você decide”

Sei que tenho ajudado muita gente com estes 100 artigos e a minha escrita vai continuar. Vou trabalhar para uma 2ª série de mais 100 artigos, sempre, mas sempre com temas impactantes, actuais e o mais aproximado da vidas das pessoas e das suas necessidades de aumento da literacia financeira.

Os actuais e futuros trabalhos serão publicados no portal do Correio da Kianda: www.correiokianda.info, sendo que cada obra física que publicar, terá algumas revisões aos textos já publicados no portal, mas também com textos adicionais de pessoas que prezo muito na sociedade angolana, da economia, das finanças públicas, gestão, recursos humanos, etc.

Quero agradecer do fundo do meu coração ao Manuel Camalata, colaborador top do Correio da Kianda, a pessoa que aceitou o meu desafio em 2021 e tem tido a paciência semanalmente para comigo.

Até breve, em cada artigo de educação financeira, perto de si, pois a minha escrita só existe e tem vida, quando os meus leitores lêem e põem em prática os meus escritos.

Daniel Sapateiro
30 de Agosto de 2023