Sociedade
Arrancam formações para criação do Observatório Nacional de Emprego
Quadros do MAPTSS, INE e INSS concluíram hoje a formação sobre a Medição do Emprego e da Subutilização da Mão de Obra em Angola. A formação aconteceu de 3 a 6 de Dezembro, em Luanda.
Um total de 30 funcionários públicos, participaram da formação, onde a capacitação em “Estatística do trabalho com foco para a medição do emprego e da subutilização da mão de obra” foi o ponto chave.
A formação insere-se no projecto Extensão da Segurança Social para Apoiar a Formalização da Economia Angolana (ESSAFE Angola), implementado pela OIT e financiado pela União Europeia. A acção formativa é co-financiada pelo programa da ONU para o desenvolvimento PNUD.
O Secretário de Estado do Trabalho e Segurança social, Pedro Filipe, frisou que a formação servirá para criar as bases para institucionalização do Observatório Nacional de Emprego.
“Salientou que o Observatório Nacional de Emprego é a instituição que vai agregar todos os actores, quer do sector privado, quer do sector público, que contribuem para a produção de estatísticas relativas ao emprego”, disse
Pedro Filipe avançou também que o Observatório será alimentado pelos sectores que geram as estatísticas de emprego para o tratamento dos dados para poder periodicamente divulgar à sociedade e estará ligado aos sectores público e privado, especialistas independentes e a um centro de investigação científica ligado à universidade.
Por Judith da Costa