Economia
Arranca Recenseamento Agro-pecuário e Pescas
O primeiro Recenseamento Agro-pecuário e Pescas (RAPP) iniciou oficialmente, domingo, 16, cujo acto de lançamento aconteceu na comuna da Gangula, província do Cuanza Sul, numa cerimónia orientada pelo ministro do Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior.
Estão mobilizados para esta campanha quatro mil colaboradores, que vão percorrer 25 mil aldeias, 574 comunas e distritos de 164 municípios das 18 províncias do país.
Os técnicos de campo vão usar equipamentos com tecnologias digitais que vão permitir enviar diariamente os dados colhidos no terreno para a base central do Instituto Nacional de Estatística (INE).
A colheita de dados será feita com base em quatro tipos de questionários, nomeadamente, listagem, comunitário, explorações familiares e explorações empresariais, respectivamente.
Com esta iniciativa, pretende-se conhecer 300 indicadores práticos como o tipo de culturas mais frequente, a medição de cada parcela, o número de famílias que vivem de agricultura e pescas, entre outras actividades conexas.