Sociedade
Arranca projecto de requalificação da Vila e Santuário da Muxima
O projecto de requalificação da Vila, Santuário da Muxima e a construção da sua basílica terá corpo ainda neste ano, segundo garantiu quinta-feira, no município da Quiçama, em Luanda, o ministro da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares de Almeida.
O ministro fez este pronunciamento, no final da apresentação do projecto de requalificação da vila da Muxima e arredores, pelo Gabinete de Obras Especiais (GOE), ressaltando que o concurso público para contratação da empresa para materialização do projecto será anunciado dentro de duas semanas.
Referiu que vão dar corpo ao projecto, uma vez que este visa requalificar e valorizar a área em questão nos seus vários aspectos, como religiosa, turística, bem como será criada infra-estruturas de acesso, mas que este não será um processo de curto prazo.
“Com este passo retorno desse projecto, vamos procurar preservar os edifícios com valores históricos, preservar a cultural, requalificação urbana e criar infra-estruturas de acessos”, disse.
Explicou que para este fim, foi criada pelo Presidente da República, uma comissão que integram entre outros, o seu ministério, da Energia e Aguas, da Cultura, da Hotelaria e Turismo, do Interior, do Ordenamento do Território e Habitação e o governador da província de Luanda.