Connect with us

Lifestyle

Arranca hoje Festival de Cinema ao Ar Livre em Viana

Published

on

A Administração Municipal de Viana realiza de 24 à 27 de Junho, das 15 às 18 horas, no Jardim da Administração Municipal de Viana, o “Viana CineFeste” – Festival de Cinema ao Ar Livre em Viana.

O evento, que vai reunir os profissionais e amantes do cinema em Angola, visa homenagear o cineasta angolano Henrique Narciso “Dito”, pelo seu contributo no desenvolvimento do cinema independente.

O Viana CineFeste  é um evento de carácter competitivo e não competitivo e será aberto aos apreciadores do cinema e populares.

Durante os quatro dias de realização do evento serão exibidos, para além dos filmes e documentários nacionais com maior destaque para o filme “1+1= 0”, do realizador Nuno Barreto, filmes latino-americano, com a primeira mostra do Curta Neblina Itinerante também conhecido como Festival Latino-Americano de Cinema, que terá em exibição de seis filmes, com destaque ao filme “The Old Lady” (A Velha Senhora), da realizadora Eve Ferreti, bem como haverá momentos de debates com temas ligados ao processo de escrita de um filme, a importância da publicidade nos filmes e a produção de filmes de baixo custo.

Os 14 filmes em competição terão a duração de 5 a 15 minutos de exibição.

A primeira edição do Viana CineFeste reserva ainda para além das exibições de filmes de produção nacional e internacional, outros momentos atrativos com música, poesia e teatro.

Os dois primeiros dias do evento são reservados para a exibição dos filmes em competição, enquanto o último dia, no caso, domingo, serão exibidos os filmes do festival Latino-Americano e entrega de prémios.

O projecto visa impulsionar a produção e realização de filmes e documentários de curta e longa-metragem e de âmbito nacional, incentivar a participação do empresariado no financiamento da produção de filmes nacionais, dando ênfase à ocupação dos tempos livres da juventude do Município Satélite.

O evento vai contar com a presença de várias individualidades do cinema e do município de Viana.