Ligar-se a nós

Sociedade

Arranca esta terça-feira julgamento dos acusados de terrorismo durante greve dos taxistas

Publicado

em

Arranca esta terça-feira, 24, na зª secção do Tribunal da Comarca de Luanda (TCL), o julagemento do processo-crime contra dois cidadãos russos e dois angolanos, acusados pelo Ministério Público (MP) de espionagem, terrorismo, organização terrorista, tráfico de influência e associação criminosa, durante a greve dos taxistas de Julho de 2025.

No processo estão, para além dos quatro arguidos, estão arroladas 12 testemunhas, entre as quais alguns jornalistas de diferentes órgãos de comunicação social.

Os cidadãos russos são arguidos Lev Lakshtanov e Igor Ratchin, e os angolanos Francisco Oliveira, secretário para mobilização da JURA, e o jornalista da TPA Amor Carlos Tomé.

O Ministério Público (MP) refere na acusação de que os arguidos estariam a preparar um golpe de Estado em Angola, e pretendiam capturar activos económicos nacionais em troca do apoio a forças da oposição ao governo.

Os cidadãos russos Igor Ratchin Mihailovich e Lev Matveech Lakstanov são acusados da prática de 11 crimes, com destaque para espionagem, terrorismo, organização terrorista, financiamento ao terrorismo.

O arranque deste julgamento tem sido bastante aguardado, pelo facto de se esperar que o mesmo seja conduzido com transparência e imparcialidade.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD