Connect with us

Sociedade

Arranca campanha de vacinação para crianças e mulheres em todo país

Published

on

Desde esta segunda-feira, 24, crianças de zero aos cinco anos, mulheres em idade fértil e grávidas começaram a ser imunizadas em todo o país, com diferentes vacinas, incluindo a nova vacina rotavírus.

Segundo comunicado do Ministério da Saúde, a campanha, com uma ampla cobertura nacional, “visa imunizar o maior o número de crianças e mulheres, que durante a pandemia da COVID-19 viram-se impedidas de fazer as vacinas de rotina” contra o sarampo, BCG, Pólio, Pneumo, Febre Amarela, Tétano Neonatal e Meningite.

O lançamento da campanha de vacinação aconteceu em Luanda durante a abertura oficial da 13ª edição da Semana Africana de Vacinação, que este ano decorre sob o lema “População vacinada, população saudável”. Também foi lançado o Plano Zero-Doses que inclui crianças sem nenhuma dose de vacinação.

Mais de 500 mil crianças em Angola não possuem nenhuma dose de vacina, tanto em áreas rurais como urbanas. O objectivo, com esta campanha, refere o comunicado, é “elevar o nível de imunidade das crianças e reduzir a morbimortalidade infantil e materna, assim como incentivar o combate ao tétano neonatal e materno”.

Além da vacinação nas unidades sanitárias, os chefes de repartições municipais e distritais da saúde vão liderar as equipas móveis e avançadas de vacinação nos lugares de maior concentração populacional.

Colunistas