Connect with us

Sociedade

Arccla apresenta “estratégia de concessões de plataformas logísticas via parceria público privada” em genebra

Published

on

 Angola participa na nona  sessão Pluri-anual de Peritos sobre Transporte, Logística e Facilitação do Comércio, com uma delegação liderada pela Representante Permanente da República de Angola junto às Nações Unidas em Genebra, Embaixadora Margarida Rosa da Silva Izata, e quadros seniores do Sector dos Transportes.

 Participam igualmente no certame,  autoridades ministeriais dos estados-membros das Nações Unidas,  assim como instituições multilaterais, organizações, e associações e entidades privadas ligadas ao sector dos transportes, logística e comércio.

 Com o tema “Transporte Sustentável e Resiliente e Facilitação do Comércio em Tempos de Pandemia e Além: Principais Desafios e Oportunidades”, o encontro serve para partilha de experiências e debates construtivos, com destaque para a apresentação de soluções implementadas com sucesso mundialmente no sector dos transportes e logística, em matéria de transformação digital, transição energética, capacitação técnica, “Facilitação do Comércio” e gestão de riscos.

O Presidente do Conselho de Administração da Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola (ARCCLA), Catarino Fontes Pereira, apresentou nesta quarta-feira, 13, no painel intitulado “Desenvolvendo Sustentabilidade e Resiliência no Sector dos Transportes e Logística” “A Estratégia de Concessões de Plataformas Logísticas via Parcerias Público Privadas”, tendo destacado as reformas do Executivo no subsector logístico assim como a abertura de Angola ao investimento directo estrangeiro nos concursos públicos de concessão de plataformas logísticas.

Durante a sua intervenção, o PCA da ARCCLA partilhou propostas de iniciativas para fazer face a problemática do alto custo do frete marítimo, que tem impactado negativamente os países africanos.

A criação de um observatório de frete nacional e regional, e de um índice de frete marítimo africano para monitorar tendências e servir de referência para intervenções regulatórias no mercado dos fretes, e a cooperação mais estreita para produção e partilha de dados estatísticos estão entre as soluções que foram bem acolhidas pela plateia com realce para os representantes dos Conselhos de Carregadores Africanos. Sobre a ARCCLA A Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola.

ARCCLA é uma Agência Reguladora, sujeita a superintendência do Ministério dos Transportes, dotado de personalidade jurídica, autonomia administrativa, financeira e patrimonial, criada para exercer as funções de reguladora, fiscalizadora e supervisora das actividades logísticas e matérias conexas bem como o controlo das operações de transporte por via marítima, terrestre e aérea.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *