Politica
Arábia Saudita quer oferecer bolsa de estudo para angolanos
O Reino da Arábia Saudita, encabeçado pelo Secretário de Estado para os Assuntos Africanos junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino da Arábia Saudita, Ahmed Kattan, manifestou, nesta quinta-feira, 18, em Luanda, o desejo de o seu Governo conceder facilidades de Bolsas de Estudo para angolanos se formarem no seu país, nas mais diversas áreas do saber.
O diplomata apresentou a pretensão num encontro que manteve ontem, com o ministro das Relações Exteriores, Téte António, no âmbito da manutenção das relações entre os dois Estados.
Ahmed Kattan convidou o titular das Relações Exteriores de Angola a visitar o Reino da Arábia Saudita, com vista a reforçar parcerias de cooperação no domínio dos negócios, bem como encetar contactos para investimentos sauditas em Angola.
Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, disse que a República de Angola considera o Reino da Arábia Saudita um parceiro estratégico importante.
Segundo referiu, “Angola está cada vez mais interessado em consolidar as relações de amizade e explorar as diversas potencialidades do respectivo país, nos mais diferentes domínios de interesse comum, com vantagens recíprocas”.
A parceria estratégica entre Angola e a Arábia Saudita deverá resultar, em breve, na assinatura de alguns instrumentos jurídicos, nomeadamente o Memorando de Entendimento para o estabelecimento de Mecanismo de Consultas Políticas entre o Ministério das Relações
Exteriores da República de Angola e o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino da Arábia Saudita.
Prevê-se, igualmente, a assinatura do Acordo de Criação da Comissão Bilateral entre o Governo da República de Angola e o Governo do Reino da Arábia Saudita; entre outros.
O Secretário de Estado para os Assuntos Africanos junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros saudita está em Angola desde Quarta-feira última, dia 16, tendo já sido recebido pelo Estadista angolano, João Manuel Gonçalves Lourenço.