Connect with us

BRICS

Apresentada primeira moeda única das economias emergentes

Published

on

Foi apresentada nesta quarta-feira, na África do Sul, a primeira nota monetária para as economias emergentes, formadas, por enquanto, por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

“O BRICS já imprimiu sua moeda única “oficial”, afirmou o embaixador Russo na África do Sul, Ilya Rogachev, no momento de apresentação de uma nota simbólica de 100 BRICS ao Embaixador dos Emirados Árabes Unidos, Mahsh Saeed al-Hameli.

Contudo, a TV estatal do Irã apresentou a nota como “oficial”, bem como alguns veículos de notícia do país, e da Rússia também.

O acontecimento foi durante a festa da embaixada dos Emirados Árabes Unidos em Pretória, realizada na noite do dia primeiro de setembro para comemorar a aceitação da adesão do país ao grupo.

Vale destacar que a moeda única dos BRICS provavelmente não será algo impresso, já que o grupo utilizará apenas para comércios internacionais. No entanto, perfis brasileiros já declaram a nota como “oficial

“Em 1º de Setembro de 2023, foi realizado um jantar em Pretória, a segunda capital da África do Sul,  organizado pela embaixada dos Emirados Árabes Unidos por ocasião da aceitação de novos membros do grupo BRICS”, avançou.

Explicou ainda que a nota BRICS foi impressa pela Kirzhach Printing House, uma gráfica na cidade de Vladimir, Rússia, em vésperas da décima quinta cúpula do BRICS em Joanesburgo.

Entretanto, adverte que a “emissão da nota comemorativa do BRICS é uma iniciativa exclusivamente privada e não reflete as decisões do grupo”.

Em termos de características, de um lado da nota estão representadas as bandeiras dos cinco países do grupo e do outro lado, os símbolos dos países que compõem o grupo.