Connect with us

Economia

Apresentada equipa técnica que vai dinamizar comércio rural

Published

on

A equipa multisectorial que vai trabalhar na materialização do projecto reuniu-se nesta quarta-feira, 03, para apresentar as regras para a operacionalização, organização e funcionamento dos grupos técnicos de trabalho, bem como as regras para a aquisição e gestão dos meios de transporte rodoviários de mercadorias do campo para as zonas de consumo.

O referido Plano de apoio aos Agentes Comerciais Agregadores, segundo o ministro Victor Fernandes, é dirigido aos responsáveis pelo transporte rodoviário de mercadorias do comércio, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural (PIDCR), aprovado pelo Executivo no Decreto Presidencial nº19/21, de 20 de Janeiro de 2021.

O Director Nacional de Desenvolvimento do Comércio Rural, Joaquim Pipa, disse que os agentes comerciais agregadores que já operam no segmento de transporte de mercadorias, serão os primeiros a serem beneficiados do referido plano. Entretanto, os mesmos deverão reunir as condições que virem a constar do concurso público a ser aberto em breve. Para o efeitos, adianta o governante deverão trabalhar em estreita colaboração o MINDCOM e os governos das províncias piloto de implementação do PIDCR.

Ao intervir no encontro, o ministro da Economia e Planeamento, Sérgio Santos, que participou da reunião por video-conferência, apresentou a apresentação do Comité de Pilotagem, da Unidade Técnica de Gestão e procurou identificar as necessidades de financiamento para a melhoria do sector.

Lembrar, que recentemente o executivo anunciou o plano de aquisição de 500 viaturas que irão reforçar a capacidade de transporte de mercadorias do campo para as zonas de consumo e permitir o escoamento e a comercialização dos produtos da agro-pecuária e da agro-indústria, com vista a materialização da medida nº 4 do Plano de acção do PIDCR.

A equipa de pilotagem do projecto é composta pelos ministérios da Indústria e Comércio, economia e planeamento, Agricultura e Pescas e dos transportes.

Participaram também da reunião, os Secretários de Estado dos Transportes, Jorge Bengue, da Agricultura, João Cunha e os PCAs do INAPEM, Arnito Agostinho e do BDA, António Sozinho, além de Directores Nacionais e outros técnicos seniores do Ministério da Indústria e Comércio, e também do Ministério da Economia e Planeamento.

Colunistas