Connect with us

Mundo

Apoio à Ucrânia é uma das prioridades na agenda da Suécia como presidente da UE

Published

on

A partir de Janeiro de 2023, a Suécia assumirá a presidência da União Europeia. A última vez que isso aconteceu foi em 2009, e muita coisa mudou na dinâmica da União Europeia e no mundo desde então.

A Euronews falou com a ministra dos Assuntos Europeus da Suécia, Jessica Roswall, para discutir as propostas para os próximos seis meses. Muitos problemas atingiram a União Europeia nos últimos anos, mas a invasão russa da Ucrânia criou uma complexa teia de problemas. Qual será a sua abordagem durante a presidência, algumas medidas concretas e acções que poderá tomar a este respeito?

Segundo a linha de acção da Suécia, será uma prioridade manter a unidade e continuar a apoiar a Ucrânia com todo o tipo de medidas.

“Para a presidência sueca, será uma prioridade manter a unidade e continuar apoiando a Ucrânia com todos os tipos de medidas”, disse, Roswall. “Concretamente, é uma ajuda económica, militar, humanitária e também política para lidar com esse momento difícil. Além disso, é claro, temos que acompanhar as sanções e assim por diante contra a Rússia”, disse, Jéssica Roswall, Ministro dos Assuntos Europeus na Suécia.