eleições
APN apresenta seus 23 eixos fundamentais de governação 2022/2027
O partido político Aliança Patriótica Nacional (APN) apresentou na tarde deste sábado, 23, na província do Huambo, o seu programa de governo e manifesto eleitoral para o quinquênio 2022/2027 para as eleições gerais de 24 de Agosto.
Em representação do presidente da APN António Quintino Moreira, o porta-voz e candidato a vice-presidente, Noé Mateus, apresentou o manifesto eleitoral e o programa de Governo aos militantes e simpatizantes deste partido no Planalto Central.
“Sistema político, forma de Estado, o sistema de justiça, sistema económico, saúde, educação, habitação, sistema social, agro-negócio, família, juventude, mulher, a criança, religião, antigos combatentes e veteranos de guerra, o órfão de guerra, a viúva de guerra, o consumidor, formação profissional e emprego, desporto e lazer, política industrial, política agrícola, política de telecomunicações, política mineral, conservação da natureza, defesa e segurança pública, política para o turismo, forças armadas e o último, consta a política externa”, Disse.
Estes são as principais linhas de força que a APN vai propor aos cidadãos eleitores e caso vença as eleições gerais agendadas para próximo, deverá cumpri-las.
Noé Mateus avançou que para desenvolver e fazer prosperar o país, de forma uniforme o seu partido, estabeleceu no programa “um regime administrativo baseados em uma nova capital administrativa, uma capital económica e Luanda permanecerá a capital política de Angola, assenta em visões geopolítica e geoestratégica voltada de Angola, para África e o mundo”.
O Governo da Aliança Patriótica Nacional, caso vença as eleições de Agosto, vai programar no país um sistema político parlamentar presidencial, com um sistema de parlamento bicameral, sendo um para legislar e outro que servirá de contra peso no caso, que seria o Senado (Odjango dos Sábios), “a verdadeira reserva moral do Estado e que permitirá a inclusão social de todos os grupos étnicos”.