Connect with us

Economia

Apenas seis das 80 empresas públicas têm contas aprovadas

Redação

Published

on

Apenas seis das 80 empresas do Sector Empresarial Público (SEP) têm recomendação para a aprovação das contas de 2018 aprova- das sem reservas pelo Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), que ontem apresentou um relatório de pareceres sobre o assunto.

O IGAPE recomendou a aprovação das contas do Banco de Comércio e Indústria (BCI), Bolsa de Dívida e Valores de Angola (Bodiva), as companhias de Caminhos de Ferro de Benguela (CFB) e Luanda (CFL), Empresa Portuária do Lobito, Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA) e a Recredit.

Em conjunto, essas empresas representam activos de 1.466.222 milhões de kwanzas, com os mais elevados a recaírem sobre o CFB, com 1,1 biliões de kwanzas, e o BCI, com 175.060 milhões.

As empresas de Água e Saneamento do Lobito, Nacional de Construções Eléctricas (Encel), Pública de Águas de Luanda (EPAL), de Gestão de Terrenos e Infra-estruturas (EGTI), de Produção de Electricidade (Prodel), Zona Económica Especial (ZEE), Pescangola, Sonangol, Sodiam, Angop e Radiodifusão Nacional de Angola viram os seus relatórios e contas serem recomendados para aprovação com reservas.

Durante a apresentação de pareceres às contas do EEP, que emprega mais de 50 mil trabalhadores, o IGAPE defendeu o início do processo de liquidações baseado no diagnóstico do sector já disponível, assim como a elaboração de um cronograma de acções e prazos para a conclusão.

Na definição que é feita para a reforma dos vários sectores empresariais com activos e participações do Estado, é defendida a implementação de instrumentos de gestão que permitam ao Estado actuar cada vez mais como um “activist share holder”, como por exemplo, nos contratos de gestão, contratos programa e concessões, assim como a definição do processo de monitorização e respectivos prazos.

 

C/  JA

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (17)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (20)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (72)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (12)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação