Economia
Apenas 25 das 87 empresas públicas tiveram contas aprovadas sem reservas em 2024
De acordo com dados consultados pelo Correio da Kianda, no documento sobre o Relatório Agregado do Sector Público Empresarial (SEP), apenas 25 das 87 empresas públicas tiveram as contas aprovadas sem reservas em 2024.
Entre as empresas destacam-se, as dos sectores de água e saneamento e de transportes e armazenagem.
No sector de água e saneamento foram aprovadas as contas das empresas, Empresa Pública de Água e Saneamento do Bengo, do Bié, do Namibe, de Cabinda, do Uíge e a Empresa de Limpeza e Saneamento de Luanda.
As Empresas Portuárias de Lobito, de Luanda, de Cabinda e de Porto Amboim, a Sociedade de Desenvolvimento da Barra do Dande, Caminho-de-ferro de Benguela, e a Empresa de Transportes Colectivos de Luanda (TCUL), destacam-se entre as empresas do sector transportes e armazenagem.
A UNITEL, a Imprensa Nacional, a Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas, Bolsa de Valores de Angola (Bodiva), ENSA, Recredit, Pescangol, Edipesca e a Simportex, figuram entre as outras empresas com contas aprovadas sem reservas em 2024, no universo de 87 empresas públicas.
Segundo o documento, relatórios de 62 empresas foram “chumbados”, depois de verificadas limitações na análise do grau de fiabilidade das contas reportadas e pela ausência do relatório do auditor independente.
O referido relatório dá nota ainda que 73% dos trabalhadores das empresas públicas são homens e 81% de membros de Conselhos de Administração de Empresas Públicas são homens.